Metodologia e Estrutura

Habilidades Essenciais do Time de CS

Para fazer parte do nosso time de CS é preciso trabalhar algumas habilidades que são essenciais e garantem uma experiência de atendimento mais positiva para nossos clientes.

Vamos conhecê-las um pouco melhor?

  1. Empatia

  2. Positividade

  3. Paciência

  4. Clareza

O profissional especializado em sucesso do cliente é responsável por colaborar em toda a jornada do cliente (desde o pré ao pós-venda) e utilizar esses dados para promover a melhoria constante. Em outras palavras, o profissional de customer success antecipa os problemas do cliente e oferece soluções personalizadas para que ele continue engajado com a nossa solução.


Metodologia do CS

Ao adotar a metodologia do CS temos uma visão centrada do nosso cliente e entendemos como elevar o índice de satisfação dele. Porém, para isso precisamos que nossa cultura seja voltada ao cliente dentro da empresa e implementá-la em todos os processos internos. Todos precisam estar alinhados a essa metodologia.

A área Customer Success é responsável por garantir uma ótima experiência e relacionamento entre clientes e produtos ou serviços COM:

  • ações proativas

  • experiências positivas

  • contato mais próximo

  • atendimento exclusivo

O verdadeiro Customer Success só é atingido quando entendemos que se trata de uma visão. Que deve fazer parte de todas as áreas da empresa: marketing, pré-veda, venda, implantação, suporte e etc.

Customer Experience (CX)

CX é a sigla para customer experience e significa em tradução livre “experiência do consumidor”. CX engloba a experiência completa do cliente e passa por todos os pontos de interação com a empresa.

Por meio do CX, os clientes criam impressões, percepções, sentimentos e memórias em relação à empresa ao longo da jornada.

Ela está relacionada a percepção da satisfação, encantamento e momentos de superação do cliente. Ao pensar em elevar a experiência do seu cliente, de certa forma, ao final desse processo, você também conquistará o sucesso do cliente e, consequentemente, um alto índice de satisfação.

Customer Centric (CC)

Customer Centric, ou Cliente no Centro, em tradução literal do inglês para o português, é uma estratégia que, como o nome entrega, coloca o consumidor como o foco de todas as decisões da empresa e tem como característica primordial que todo o planejamento seja feito com base no usuário.

Dessa forma, todas as ações serão tomadas pensando sempre no cliente, atender as suas necessidades, desejos e entregar o que de fato ele precisa. Em outras palavras, precisamos nos tornar responsável pelo cliente em um todo, a felicidade e o sucesso.

Alguns benefícios da metodologia Customer Success:

Alguns benefícios da metodologia Customer Success de Lincoln Murphy:

  • Retenção de clientes e expansão de mercado

  • Evitar perda de receita recorrente

  • Aumentar a reputação do negócio, porque clientes satisfeitos sempre indicam

  • Novas oportunidades de oferta

  • Conhecer melhor os clientes e as suas necessidades

Vivemos um momento em que é preciso ser menos vendedor e mais consultor. Uma empresa que mantém os canais de diálogo abertos sabe exatamente o que o seu cliente está pensando e o que ele precisa.