Processos do funil de vendas

Identificação do Lead

Realizado pelo SDR ou Account através do processo recebendo leads

Engagement

Leads qualificados convertidos em contato para desenvolvimento de oportunidades, ou em fase de negociação, poderão receber e-mails marketing de nutrição através de processo de nutrição definido pelo DC.

Apresentações

Utilizar apresentações padronizadas da empresa e produtos disponibilizadas na rede e no drive. Pode ser enviada ao cliente se necessário.

Apresentações devem ser realizadas de modo remoto. Usar o Meet, criar link no convite e informar ao cliente a necessidade de uso do Chrome. Ou enviar a apresentação e pedir para o cliente acompanhar as páginas.

Para PABX e FW poderá ser enviado link com a interface demo do produto.

Apresentações presenciais apenas com autorização do DC mediante a nível da oportunidade e localidade.

Diagnóstico

Levantamento de objetivos e motivações técnicas e comerciais para o projeto.

A definição do escopo técnico é de responsabilidade do account e equipe técnica de suporte a vendas. Qualquer duvida, especialmente que possam impactar em custos para o cliente e para a iTFLEX devem ser consultadas com a diretoria técnica ou de serviços.


Elaboração de projeto e proposta

Utilizar diagramas pré definidos de topologias padrão, disponibilizados na rede e datasheets.

Elaborar diagramas específicos se necessário.

Elaborar proposta no Gluo CRM de acordo com o padrão de PDFs utilizados e planilha de valores atualizados.

O resumo de escopo da proposta deve conter uma estrutura padrão de:

  1. Motivação

  2. Cenário atual

  3. Cenário proposto

  4. Escopo de serviços

  5. Informações adicionais

  6. Macro responsabilidades do cliente

Análise de percepção, contorno de objeções e negociação

Uma vez apresentado produto, projeto, propostas, é preciso fazer contato com o cliente verificar se esta tudo de acordo com as expectativas, e se na visão dele conseguiremos chegar em uma aprovação. É preciso buscar um tempo necessário para analise do projeto com os envolvidos e responsáveis pela aprovação.

Objeções são duvidas dos clientes que precisam ser sanadas, pois podem impedir o andamento da aprovação da proposta. O cliente deve nos sinalizar se há duvidas, entretanto é nosso papel fazer perguntas certas para obter a percepção e as reais objeções, somente assim teremos condições de contorna-las.

O desconto autorizado para Serviços e equipamentos é de 5% para pagamento à vista. Em negociações acirradas este desconto pode ser dado mantendo o parcelamento.

O parcelamento autorizado para Serviços e equipamentos é de 4 Vezes sem Juros.

Em negociações acirradas pode ser avaliado maior desconto e maior parcelamento com a diretoria. Neste caso buscar um valor de fechamento com o cliente, confirmando com ele o compromisso de fechamento se atingirmos o desconto solicitado antes de falar com a diretoria.

Aprovação

Cliente deve assinar a proposta digitalmente através da plataforma D4Sign.

Após recebida a assinatura, o analista comercial deverá dar aceite na proposta no CRM e informar ao diretor para analise e emissão da ordem de serviços para a equipe de projetos.

Abertura do projeto para time de projetos

  • DC enviar ordem de serviços para a equipe projetos, que faz a abertura e esclarece duvidas iniciais do projeto.

  • De acordo com a complexidade e importância do projeto poderá ser agendada uma reunião de kickoff para planejamento em conjunto com o analista de negócios, equipe projetos, coordenador técnico e diretoria técnica e comercial.

  • Havendo algum impedimento técnico ou alteração de escopo acima do previsto a área de projetos deverá tratar com o cliente com previsão de horas para as atividades, se poderá ser realizada através de chamado ou de proposta adicional. Se houver algum impedimento nesta negociação com o cliente o analista de projetos deverá envolver o analista de negócios e o diretor comercial por e-mail.


Pós Vendas

  • Após a ativação do projeto fazer contato com o cliente e verificar se os objetivos foram cumpridos e se existe algo que gostaria de apoio no entendimento ou novas demandas para o projeto.

  • Informar sua posição como account, que se mantém a disposição para novas oportunidades/necessidades.

Aspectos para comunicação eficiente

1- Antes de fazer contato, pesquise sobre o segmento do cliente, verifique se temos clientes referenciais no mesmo segmento, ou que se assemelhem em característica operacional.

2- Pesquise o site da empresa para buscar identificar o porte e unidades

3- Busque referencias sobre seu contato, posição hierárquica e relacione ele à persona antes do contato

4- No primeiro contato crie o ambiente adequado para que tenha uma conversa com tempo e possa abordar melhores detalhes, se for o caso agende um melhor horário.

5- Lembre-se, você terá que demonstrar domínio, calma para ganhar a confiança no que você vai dizer.

Objetivos gerais da comunicação e dicas para atingi-los

  • Estabelecer confiança com o cliente: Trazê-lo para seu lado na conversa para que você possa conduzir as questões

  • Dizer sobre a Marca/Serviço/Produtos/Clientes referenciais: Esta é uma forma de criar semelhança e demonstrar know how, dizer de produtos e serviços prestados para empresas similares.

  • Perguntas; Fazer perguntas e ouvir o cliente com atenção, para que possa achar as brechas e entender suas “dores” assim, no segundo momento você poderá fazer a proposta de valor direcionada exatamente ao que ele precisa e o que você sabe que fará ele dar valor na nossa proposta;

  • Compromisso (firmar o compromisso com o cliente): Buscar fazer o cliente estabelecer compromissos contigo, te dar importância, entender que vocês atuam juntos para alcançar o objetivo maior de aprovação do projeto, que resolve suas dores. Você precisa ganhar um aliado que irá convencer a diretoria a pagar pelo projeto.